rez@rafaelrez.com

Como as pessoas lêem? Eyetracking na web e jornais

O The Poynter Institute, de St. Petesburg, na Flórida, fez um estudo de eye-tracking com 582 pessoas para entender  como as pessoas lêem jornais, tablóides e websites. A pesquisa gravou os hábitos de leitura destas pessoas para descobrir quais itens atraiam mais o olhar e faziam as pessoas prestarem mais atenção ao conteúdo.

O instituto produziu um vídeo que resume a metodologia da pesquisa e dá um panorama das conclusões.

poynter - eyetracking study

Este tipo de pesquisa ajuda a responder algumas perguntas fundamentais, como por exemplo:

Como as pessoas consomem uma informação?
Como elas processam esta informação?
Como a informação é compreendida pelas pessoas?

Algumas descobertas foram resumidas no site. Entre elas algumas que só confirmam aquilo que os designers já sabem, como o fato de que manchetes grandes são mais lidas que manchetes com textos menores.

Mas algumas descobertas-chave trazem luz ao design, confirmando que certas escolham de design de fato contribuem para o entendimento do conteúdo apresentado. Por exemplo, resumos laterais com fotos tendem a ser vistos 34% a mais do que esperado pelos pesquisadores, que já haviam feito pesquisa similar em 1990.

O mais curioso é o volume de texto lido conforme aumenta o tamanho do texto. Ao contrário do que vem se afirmando continuamente nos últimos, online as pessoas lêem mais o mesmo texto do que na versão impressa!

É possível comprar uma cópia impressa da pesquisa no site, caso você queira.

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado