rez@rafaelrez.com

Entenda a inovação em poucos minutos

Às vezes passo uma semana sem ler algo que me entusiasma. E aí de repente pintam algumas coisas que fazem valer a espera.

Esta apresentação abaixo foi postada pelo Bruno Silva recentemente. Em poucos slides, muitas definições sobre o conceito da inovação como vem sendo usado no mundo corporativo:

[slideshare id=9881&doc=understand-innovation-23947&w=425]

The McKinsey Quarterly

Logo em seguida o McKinsey Quarterly trouxe uma excelente reflexão sobre open innovation. O abstract do artigo destaca (traduzi livremente):

“A internet e as novas tecnologias de redes sociais estão permitindo às empresas e seus consumidores interagir com níveis de riqueza sem precedentes. Algumas organizações líderes estão usando esta oportunidade para levar os clientes ao centro do processo de desenvolvimento de produtos.

Co-criar produtos e serviços com os consumidores, entretanto, é um território incerto cheio de desafios e questões – por exemplo, quem detém a propriedadade intelectual do resultado do trabalho? Ainda assim, empresas espertas estão começando a encorajar seus clientes a ajudá-los a desenvolver produtos e serviços que os clientes realmente desejem.”

Em tese, a criação colaborativa é o sonho de qualquer bom profissional de marketing (entendendo marketing como uma disciplina de administração estratégica e não como esse marketismo predominante no mercado) e é que muitos profissionais de mídias interativas estão fazendo ao criar Personas, testar Protótipos e usar a usabilidade como parte integrante do processo de Arquitetura da Informação. Isso tudo claro, quando há prazo e orçamento para tanto.

Boa leitura!

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado