rez@rafaelrez.com

Entrevista sobre experiência do usuário com Donald Norman

Donald Norman, autor de Peter Merholz, fundador da Adaptive Path, entrevistou Donald Norman para promover a conferência UX Week 2008. Confira algumas passagens da entrevista:

“Eu inventei o termo [user experience] porque pensei que human interface e usabilidade eram muito restritivos. Eu queria cobrir todos os aspectos da experiência da pessoa com o sistema, incluindo os gráficos de design industrial, a interface, a interação física e o manual. Mas uma vez que o termo se popularizou tanto, está começando a perder seu significado.”

“Efetivamente, a coisa na qual eu realmente trabalho duro é em fazer as perguntas certas, então a regra que eu uso para mim mesmo quando presto consultoria aos clientes e que ensino aos meus estudantes é: não resolva problema que foi pedido a você. É quase sempre o problema errado. Quase sempre que alguém vem a você com um problema, está te contando sobre os sintomas e a primeira e maior parte do design é descobrir o que é realmente necessário para ir à raiz do problema e resolver o problema correto.”

Não é à toa que o Norman é o bom senso em pessoa e um grande professor.

Leia a entrevista na íntegra em inglês.

================================
Leia também neste blog: comentário sobre o livro “O design do dia-a-dia” do Donald Norman

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado