rez@rafaelrez.com

Respeitem os Arquitetos: minidoc sobre o Nike Air Max

Este minidocumentário trata sobre o processo de criação do lendário (sim, lendário, e não legendário) Nike Air Max. O filme de 8 minutos é basicamente um depoimento de Thinker Hatfield, atual Vice-Presidente de design da NIKE.

Ele explica como se inspirou no Centro Pompidou, criado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, para projetar o amortecedor transparente e visível do Nike Air Max.

“Idéias todo mundo tem. Como é que entram na cabeça da gente? Entram porque a gente lê, observa, conversa, vê espetáculos.”
(Ruth Rocha)

Na época do lançamento, há 2 décadas (meu Deus, tô ficando velho, eu vivi isso!) o tênis foi criticado por esportistas por ser muito colorido e não ter cara de tênis de corrida! O Thinker fala sobre isso no filme. Aliás, reparou no nome do sujeito? Pensador.

O filme mostra bem rapidamente algumas reuniões de época e rascunhos do projeto original, um fetiche para quem gosta de projetar e ver/participar do projetos alheios.

O que mais me chamou a atenção foi o título do filme: Respect The Architects.

Isso me lembra do Richard Saul Wurman, o homem que cunhou o nome Arquitetura de Informação. Ele era arquiteto e foi aluno de Louis Khan, arquiteto da mesma estirpe de elite que Renzo Piano.

Os arquitetos são profissionais inovadores por natureza, gente que pensa e vive o novo. Arquitetura se faz de história E repertório, mas se faz com papel e lápis. Qualquer arquitetura.

A direção do filme é de Thibaut de Longville. Áudio em inglês e legendas em francês.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yU_k83I7BSY&hl=en]

Dica do Nascido, que me mandou o link.

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado