rez@rafaelrez.com

Vantagem Competitiva

1 de novembro de 2012
Nenhum Comentário

Para Philip Kotler a Vantagem Competitiva de uma empresa diante dos seus concorrentes, se dá quando seu produto ou serviço é oferecido aos consumidores, com valores mais baixos, qualidades e características superiores as dos outros fabricantes do mesmo segmento.

A determinação deste tipo de característica deve ser mensurada a partir da identificação dos concorrentes e seus principais aspectos:

  • Identificação do Concorrente – o ponto crucial para visualizar o mercado é conhecer quais empresas oferecem o mesmo tipo de serviço e produto direcionado ao mesmo nicho.
  • Identificação dos Objetivos – com base no planejamento estratégico, a empresa deve perseguir o foco proposto e monitorar a ação dos concorrentes, tentando antecipar as soluções oferecidas por eles.
  • Identificação da Estratégia – a empresa deve tomar conhecimento das estratégias de negócios das empresas do mesmo segmento, qual a qualidade dos serviços e produtos, proposta de valor e demais características pertinentes ao negócio.
  • Identificação da Força e Fraqueza – com base na estratégia de Marketing Research e Benchmarking, a empresa deve ter um parâmetro dos procedimentos e quadro comparativo das ações dos seus concorrentes.
  • Estimativa dos padrões e reações – o conhecimento técnico e acompanhamento constante das ações do mercado concorrente, devem servir de base para prever as possíveis reações ao nicho específico.
  • Concorrentes específicos – geralmente em cada segmento estão alocadas diversas empresas o que torna quase impossível o foco de atenção a todas, por isso é indicado a seleção de concorrentes-chaves juntamente com uma análise de valor, a qual a empresa oferece ao consumidor.
  • Inteligência Competitiva – esta etapa consiste na composição de todas as demais citadas anteriormente e abrange a fase principal de recolher as informações, analisá-las e direcioná-las para o objetivo da ação.

Realizadas todas as etapas, o próximo passo é analisar os dados coletados, definir as estratégias competitivas com base no posicionamento da empresa e em suas oportunidades no mercado principal, e segundo Michael Porter, seguir as estratégias de posicionamento competitivo denominadas (Overall Cost Leadership, Differentiation e Focus) traduzidas para o português como: Liderança no custo, Diferenciação e Foco.

Além das características citadas, a vantagem competitiva possui dois fatores fundamentais, a empresa precisa ser única e diferenciada. Dentre as demais características, podemos citar a Relevância, Reconhecimento, Responsividade, Relacionamento e Receptividade. Com base nestes aspectos, a vantagem competitiva deve ser algo que tenha o apelo e relevância adequado ao tipo de público e realce a oferta sobre os demais concorrentes.

É importante salientar que a vantagem competitiva deve passar ao cliente a percepção de almejar o seu produto ou serviço. Para ser líder é preciso traçar uma estratégia de ação que posicione a marca, em um patamar de não possa ser substituída pelo concorrente. Para tanto, é preciso realizar uma leitura de mercado minuciosa e monitorar constantemente as ações dos concorrentes, afim de antecipar qualquer novidade e manter o pioneirismo.

Contudo a empresa que conseguir realizar com eficácia todas as etapas citadas e concluir o plano estratégico de mercado com as diretrizes bem definidas, certamente alcançará uma expansão da quota de mercado, melhorará sua produtividade e ampliará seu domínio no segmento esperado.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado