rez@rafaelrez.com

Cinco Forças Competitivas de Porter

17 de novembro de 2013
Nenhum Comentário

No mundo dos negócios, é de suma importância que se faça análises para que um concorrente possa ser vencedor em relação ao seu oponente é de suma importância que se reveja a estratégia para que se alcance não somente o objetivo de vender mais do que o seu concorrente, mas que se tenha um plano para que se possa crescer e muito no mercado

Michael Porter foi um dos primeiros estudiosos de gestão a se concentrar na competição entre diversas empresas de um mesmo setor e as suas peculiaridades, pois muitos aspectos podem fazer toda a diferença no mercado que está cada vez mais competitivo.

E se baseando na teoria de Porter muitos aspectos podem fazer com que uma empresa seja campeã em um segmento enquanto que os seus concorrentes não conseguem bater a líder neste segmento.O grande segredo para que uma empresa bata o seu concorrente é o fato de saber o ponto forte de seu concorrente, para que se possa trabalhar em outro ponto em que o seu concorrente não seja tão bom.

Abaixo as cinco forças competitivas de Porter que servem para todas as empresas que desejam ser campeãs no seu entretenimento:

Bens substitutos: são alguns produtos que o concorrente vende e que apesar de não serem parecidos com os seus produtos, atendem a uma boa parcela de necessidades de seus clientes e que podem atrapalhar a sua empresa.

Barganha de fornecedores: quando um mercado de determinado tipo de produto não possui muitos fornecedores ou quando se compra uma quantidade muito grande de algum produto, pode se pedir um preço mais baixo e com isso o preço de um produto pode ficar mais baixo.

Barreiras para os concorrentes: são três barreiras bem conhecidas:

  • Barreira de escala – quando uma empresa produz muito um produto pode baratear o preço e assim vender mais,
  • Capital de giro – quando este dinheiro é grande pode se investir em melhorias,
  • Canais de distribuição – estes canais geralmente são dominados por quem chegou primeiro em um lugar e que irá dificultar os canais de distribuição para um possível concorrente no futuro.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado