rez@rafaelrez.com

É importante ter um mentor?

24 de fevereiro de 2017
Nenhum Comentário

Eu passei por um processo de coaching ano passado, com uma Coach de verdade que tem anos de experiência, não uma recém saída de um cursinho besta da moda qualquer.

Desde então abri a cabeça, deletei alguns preconceitos e topei fazer algo que muita gente me pedia e eu fazia sem saber que era isso, e não imaginava quanto impacto isso podia gerar. Eu não acho, sinceramente, que seja melhor em nada que qualquer outra pessoa. Me acho mais esforçado do que inteligente, na real.

Mas ainda assim tem uns maluco que me pedem pra fazer Mentoria com eles. Eu faço bem pouco, porque a agenda é foda e tal. Se for chato eu não faço, a vida é muito curta pra ter de lidar com gente chata. Todo mundo devia ter um Mentor. Ou vários. Eu já tive um, depois outro, hoje tenho um terceiro. Cada um me ajudou com meu negócio e minha carreira em momentos diferentes.

Eu combino com quem encara que não vou facilitar. Hoje desci a lenha. Quase fiquei com dó. Mas o cara é bom, sei que ele tem estrutura pra aguentar. Já vi marmanjo desabar, pra depois se levantar e fazer o que deveria estar fazendo, queria fazer e não teve um que o apoiasse antes.

Povo vive dando conselho errado, fodendo a cabeça da galera e criando expectativas que não são realistas. Aí até sujeito bom fica perdido, infeliz, preocupado com “o mercado” e deixa de focar nos próprios objetivos, no negócio e na vida pessoal. Não sirvo pra ser psicólogo, mas mentorar empreendedor bom, de caráter e que tem visão é duca. A gente aprende tanto quanto ensina.

A ferramenta que eu mais uso é básica, o “segredo” está em aplicar até dar certo:

Objetivo
Metas
Recursos-chave
Cronograma

O resto meu amigo: ou é desculpa ou deu merda ou é conversa pra boi dormir.

#moveonmodafoca

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado