rez@rafaelrez.com

A verdade sobre Produtividade

16 de setembro de 2016
Nenhum Comentário

A imensa maioria das pessoas que vejo reclamando de produtividade tem algumas características em comum…

1) Elas são excessivamente acessíveis. Ficam online em todos os lugares: Facebook, Messenger, Skype, WhatsApp, E-mail e onde mais der. Param a cada minuto para ler as mensagens e respondem tudo imediatamente, interrompendo o tempo todo o que estavam fazendo. Essas pessoas não tem a menor noção da diferença entre comunicação Síncrona e Assíncrona: você não precisa estar disponível 24 horas por dia. Um e-mail pode esperar algumas horas, ou dias, para ser respondido. Já Facebook, Messenger, Skype, WhatsApp são comunicações síncronas que se tornam ladrões de foco e tempo. Se você não valoriza seu tempo, não espere que os outros o façam por você.

2) Elas não focam em terminar aquilo que começaram. Essa ladainha de multi-tarefa é ridícula. Ninguém faz duas coisas bem feitas simultaneamente. Fazer uma coisa por vez até o fim é a melhor maneira de ser produtivo. Principalmente se você for homem, com um cérebro que é incapaz de beber água e ouvir música ao mesmo tempo 😛

3) Elas não tem disciplina. Você não precisa ler Osho ou ouvir Enia enquanto medita todas as manhãs para se sentir mais motivado. A disciplina, a execução sistemática e um foco inabalável terão um impacto 1.000% maior na sua vida do que todas as mensagens motivacionais do WhatsApp pela vida toda.

Resumindo:

1) Seja menos acessível, e organize-se para ter horários de produção e horários de comunicação. Isso é mágico!

2) Faça. Uma. Coisa. Por. Vez. UMA!

3) Disciplina vence Motivação. Motivação é importante, mas corredores motivados dificilmente vencem maratonas. São os corredores disciplinados, que treinam todo dia, que ficam com a medalha de ouro.

#moveonmodafoca

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado