rez@rafaelrez.com

Retrospectiva 2016

1 de janeiro de 2017
Nenhum Comentário

Anos pares não costumam ser os meus melhores…

Meus filhos nasceram em anos ímpares. A mais velha em 2007, o mais novo em 2015. São certamente os momentos mais importantes da minha vida. Nada se compara à mudança que um filho nos causa. Este ano nasceu mais um filho, meu livro. Segundo a máxima popular, para zerar a vida só falta plantar a árvore. Depois disso não faltaria mais nada.

2016 foi um ano fodástico. Entrei o ano com expectativa zero. Sem planos, sem norte, sem metas. Comecei um processo de coaching com a Fábia Cruz. Foi transformador. Fiz um Programa de Mentoria com o Ricco de Carvalho. Esse cara sabe o real significado de ser um MENTOR. Devo muito a eles dois. Me colocaram em ação de novo.

Dei consultoria para clientes sensacionais. Entre aqueles que o NDA me permite mencionar: Superlógica, Aperam, Medicinia, Fantástiko, EVEO, Neurosaber.

Palestrei em eventos sensacionais. Ano que vem pretendo reduzir a quantidade de eventos pela metade e focar nos meus Programas de Imersão (spoiler!).

Dei aulas em lugares que muitos professores sonham lecionar. No Insper, no curso de extensão em Marketing Digital, a convite da sempre incrível Martha Gabriel. No MBA da Alfa em Goiânia também a convite da Martha Gabriel. Nos cursos de férias da ESPM a convite da Sandra Turchi. Fiz várias edições do meu curso aberto de Marketing de Conteúdo, todas cheias.

Viajamos para lugares novos com as crianças, mas menos do que gostaríamos. Esse será um ponto de equilíbrio para 2017: mais tempo com a família, menos projetos.

Em maio me desliguei do Afiliados Brasil logo após o evento. O Flávio e o Paulo me convidaram para o projeto em 2013 e aceitei a missão de prontidão. Tenho certeza de ter cumprido a missão da melhor forma possível dentro das minhas capacidades. Tenho a certeza ainda maior de que eles continuarão realizando o evento de forma cada vez mais brilhante e impactante para o mercado e para cada participante. Aprendi demais com esses caras e encerrei o ciclo para poder me dedicar a uma nova missão.

Lancei o Marketing Hacks, meu curso novo sobre Negócios Digitais, com uma turma muito boa! Esse foi o melhor curso online que já fiz. Em janeiro vem aí mais uma turma!

Escrevi um livro! Esse era um sonho de muitos e muitos anos. O Gustavo Vilela conhece esse sonho desde 2007. Sim, há pequenos erros de revisão, todos da minha mais absoluta responsabilidade, assumi o risco para poder lançar a tempo do RD Summit 2016. Valeu a pena. Tenho certeza de que o impacto provocado pelo livro supera os erros de revisão. Recebi tantos feedbacks positivos que sei que isso não incomodou a imensa maioria dos leitores. Aliás, o livro já vendeu mais de 1.000 cópias, o que é bem razoável para um livro de negócios nessa faixa de preço (R$ 69). O livro vem se mantendo entre os mais vendidos da Amazon desde o lançamento. Missão cumprida. Agradeço ao Alexandre e ao Sérgio na DVS Editora! No próximo eu melhoro!

Lançamos a GoMarketing.cloud, uma plataforma para Gestão de Marketing Digital, dentro do RD Summit. É minha primeira startup. Este projeto só se tornou possível porque tem o CEO mais genial do mundo: Everton Andrade. Estamos suando sangue para fazer dela uma ferramenta de qualidade, por isso estamos indo devagar e gerando valor para quem escolheu estar conosco na jornada. Nossos Usuários Fundadores são betatesters da melhor qualidade, e por causa deles temos evoluído semana a semana. Sem a melhor equipe do mundo isso não seria possível. Obrigado Everton, Ygor, Mantovani, Camila, Henrique, Paulo, Zane, Chris e Gaspar!

Fiz uma cirurgia, mais uma pra conta. Doeu $&#¨@*@#$%! muito, mas passou. Lançar um curso online, escrever um livro e lançar uma plataforma sem abrir mão de tocar a agência e dar consultoria talvez tenha sido um pouco demais. Ainda assim é incrível perceber que quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho!

Também entrei para um grupo de MasterMind. Já aprendi demais com aqueles caras. O Bushidô tem um código animal e reúne pessoas sensacionais em todos os sentidos. Vamos fazer a diferença, nada menos que isso. Nenhum outro grupo de empreendedorismo reúne tanta gente fora da curva assim.

2016 para um ano par foi muito bom. Na prática isso não faz diferença alguma, até porquê acreditar em superstição dá um baita azar…

Por fim, como diria Gerry O’Driscoll: “I am not frightened of dying. There’s no reason for it.” Eu só não tenho a menor pressa, por isso a árvore vai esperar um pouco mais!

Melhor garantir né?

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado