rez@rafaelrez.com

Será que a Transformação Digital faz sentido?

20 de julho de 2018
Nenhum Comentário

Faz 21 anos que comecei a trabalhar sendo remunerado por isso. Desde o meu primeiro salário, sempre gostei de observar tendências e tentar antever o que viria depois daquilo.

O hábito foi ensinado pelo meu Tio Nestor, jogador de xadrez que me ensinou a pensar sempre nas próximas jogadas do adversário. Nunca me tornei um bom enxadrista, mas o hábito ficou.

Ao longo dos anos vi várias tendências: Balanced Scorecard, Design Thinking, Liderança Servidora, Coolhunting, Neuromarketing, Content Marketing, Inbound Marketing, Growth Hacking.

No mundo corporativo isso existe desde sempre. Nunca me sai da cabeça a popular citação irônica do Professor Clóvis de Barros Filho sobre a reengenharia: “Quem aplicou, quebrou.”

A discussão da vez é a Transformação Digital. Um artigo recente do Professor George Westerman no MIT Sloan me chamou a atenção: “Porque sua empresa não precisa de uma Estratégia Digital”.

Para mim, um grande ponto nessa discussão ainda pode ser resolvido numa boa a velha Matriz SWOT: quais ameaças a organização pode enfrentar se não entender o que seus clientes querem agora, e se isso envolve qualquer tecnologia que possa transformar o modelo de negócio.

Se as ameaças fizerem sentido, a Transformação Digital fará sentido.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado