rez@rafaelrez.com

As 75 marcas mais influentes do Brasil

21 de junho de 2009
Nenhum Comentário

A consultoria Sart Dreamker desenvolvou um índice que se destina a medir a conexão das pessoas com as marcas, o IHCM – Índice de Conexão Humana das Marcas, também conhecido como BrandTouch.

No Brasil, a pesquisa apontou as marcas Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp como as 10 que mais influenciam os consumidores.

O ranking foi feito a partir de 3.285 entrevistas com brasileiros. De acordo com a reportagem da Revista Época, “Os entrevistados foram selecionados para representar um microcosmo da sociedade brasileira.”

O ranking é estanho porque marcas que não atingem o grande público da mesma forma. A marca de número 64 é a Apple, por exemplo. Se a idéia das 3.200 entrevistas era a representar esse microcosmo do Brasil todo, a Apple nem deveria figurar, visto que tem uma penetração muito baixa no Brasil e atinge somente as classes mais elitizadas.

O mesmo vale para o Wal-Mart, que não tem uma expressão tão grande quanto outros varejistas que também estão na lista, como Casas Bahia, Carrefour e Magazine Luiza.

Já a Nike aparece 10 posições abaixo da Adidas, mas não me parece que a Adidas tenha tanta conexão assim além da Nike. Pode ser porque eu seja público-alvo da Nike e tenha uma percepção maior da marca, mas ainda assim o ranking me soa distorcido.

Vale a pena tomar ciência, mas interpretar com bastante ceticismo:

As marcas mais influentes do Brasil (Revista Época)

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado