rez@rafaelrez.com

Xerox entra na moda do logotipo novo

9 de janeiro de 2008
10 Comentários

A Xerox é a mais nova adepta da onda dos novos logotipos. Depois da recente polêmica em torno do logotipo da Vale do Rio Doce, mais uma empresa entra na lista. Parece até que trocar de logotipo virou moda só para dar assunto para assessoria de imprensa.

Quem mais trocou de logotipo recentemente:

Xerox
Visa
Vale do Rio Doce
Porto Seguro
Fiat
Varig
O Boticário
Kibon

Como eram e como ficaram os logotipos:

Logotipos novos e antigos

A Kibon já faz uns anos que trocou, mas o antigo era tão clássico que sinto saudade dele até hoje.

A tipografia nova do O Boticário ficou excelente, assim como a da Varig. Já o coador de café da Vale ainda tem sido bastante comentado.

Vou sentir saudades do X da Xerox, mesmo sabendo que ele já havia sido aposentado antes desta troca de logo.

Ah, essa Natureza Emocional das Marcas

===========================

Siga-me no Twitter: @rafaelroliveira

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

  • Algumas alterações não ficaram muito boas mesmo, mas uma coisa notável foi a busca em “suavizar” a marca. Todas as mudanças tornaram a imagem mais leves, limpas.
    E concordo com o “coador de café”…ficou meio assim,assim!

    Abraços!

  • “A agência q redesenhou a marca O Boticario deveria ser banida e boicotada, o visual ficou completamente distorcido, alem de depreciarem o trabalho do typedesigner que desenvolveu a fonte usada no trabalho (rotis)”

    Acho que essa renovação seja realmente necessária, mas é preciso cuidado ao fazer este tipo de trabalho, principalmente quando se trata de marcas tão presentes no nosso dia a dia, concordo que todas essas mostradas no exemplo buscam uma suavidade, coisas quadradas e geometricas estao “fora de moda”, mas é preciso levar em conta muitos, muitos aspectos na hora de redesenhar uma marca, não eh simplesmente trocar e dar uma achatada na fonte como no caso da marca Boticario (que na minha opinião como estudante de design ficou uma aberração). É preciso muito estudo p/ desenvolver tal trabalho e nem sempre o resultado é o esperado.

  • Pingback: Assinaturas de áudio e identidade de marca « Ex Vertebrum ()

  • Acho que marcas muito tradicionais como a Ford, a Kibon, o “X” da xerox, não justificam neste momento uma mudança, suas antigas logos ainda estão gravadas nas memórias das pessoas e funcionam muito bem. Teriam de fazer como a VISA, num “mudar” sem “mudar”, que a deixou mais leve, sem alterações básicas. A xerox, ficou “bonitinha”, mas ficou muito comum, até parece um novo produto. A estrela da Varig, bem como a Kibon, perdeu a força, onde está o “K”??? Acho que não devemos mudar por mudar quando se tem uma marca bem feita, que já é muito boa,forte e bem conhecida no mercado. Precisaria algo muito forte e uma nova marca que superasse em muito a anterior, o que não são poucos casos, como demonstra acima.

    • Drayton,

      Também penso que é por aí. Em time que está ganhando não se mexe à toa!

      Mas vai saber quem foi o marketista bom de conversa que convenceu a equipe de Marketing que era precisa “renovar” a imagem da empresa… aí o Presidente compra a idéia e bau-bau, adeus mais uma marca clássica. Fazer o quê? Voltar atrás é que eles não vão, por mais caca que tenham feito!

      []’s,

      Wally

  • O antigo da Xerox era mais legal!

  • achei muito legal

  • oi tudo bem com vc

  • Pingback: Quando alguém tem um slogan igual ao seu « Ex Vertebrum ()

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado