rez@rafaelrez.com

TED, Idéias que vale a pena espalhar pelo WordPress

Logotipo da TED em Helvetica, lindo!

 

 

A primeira vez que ouvi falar da TED foi lendo Ansiedade da Informação 2 do Saul Wurman.

TED é a sigla de Technology, Entertainment, Design. A conferência foi criada pelo Wurman, pai da Arquitetura de Informação, em 1984 e desde 1990 acontece anualmente. Wurman deixou a organização dos eventos em 2002 e desde então o evento é liderado pelo Chris Anderson, o cara da lauda longa.

O lema da TED é “desafiar pessoas à fala da sua vida em 18 minutos” (challenge thinkers to do the talk of your life in 18 minutes). A idéia central é não só transmitir uma mensagem, mas verdadeiramente compartilhar uma causa no menor tempo viável.

Os convidados são das mais diversas áreas. Jornalistas, músicos, escritores, designers, geeks, inovadores, grandes líderes, desde que tenham uma mensagem importante que possa ajudar a mudar a cabeça das pessoas e o mundo, por consequência. Por isso a TED é conhecida como uma das melhores conferências do mundo. Mais um ponto pro Wurman.

O Ricardo Jordão Magalhães organizou este ano um evento baseado na TED, o Epicentro, com falas muito boas de caras como o Fábio Seixas (do Camiseteria, sobre Crowdsourcing) e o Luciano Pires (Brasileiro Pocotó e Meu Everest, que falou sobre ensinar as crianças a entender as intenções por trás da grande mídia). Foi muito bacana, ainda mais porque tudo foi arranjado com parcerias, empréstimos de recursos e voluntariado em pouco mais de 1 mês.

Já a TED original conta há alguns anos com o pesado patrocínio da BMW, que paga a conta do site, por exemplo. A Wikipedia informa que já foram 100 milhões de vídeos exibidos para mais de 15 milhões de pessoas. No final, rola sempre uma vinheta inovadora da BMW.

A boa nova de tudo isso é que agora o WordPress exibe vídeos da TED. O post (em inglês) linka para vários vídeos interessantes, inclusive.

Recentemente o Seth Godin lançou mais um livro, chamado Tribes. O chato é que os 2 últimos livros do Godin estão com uma pegada meio auto-ajuda, mas isso não invalida a mensagem.

A Sextante comprou os direitos do Seth Godin no Brasil e lançou o The Dip como O Melhor do Mundo em português. Tomara que não resolvam traduzir o Tribes como “Galeras”, isso seria o prenúncio do fim do mundo…

Bem, voltando à TED. o Godin – adivinhe! – foi convidado a falar sobre a mensagem de Tribes em 18 minutos. Mais bacana ainda é que ele colocou a apresentação (de 218 slides) no SlideShare. Pena que é a única por enquanto.

Não tem legendas em português ainda, mas se você “saca” o mínimo de inglês vai entender o contexto geral:

[ted id=”538″]

O melhor de tudo é que você não precisa pagar US$ 6.000 dólares anuais para se associar à TED e ver as apresentações ao vivo! Faça isso via web e economize as passagens aéreas 🙂 !

Também vale a pena dar uma olhada no blog da TED para ver as perguntas inusitadas que o Godin respondeu após a fala oficial.

Bom TED pra você!

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado