rez@rafaelrez.com

Livro: Google – Janet Lowe

Google - Janet LoweSubtítulo: Google – Lições de Sergey Brin e Larry Page, os criadores da empresa mais inovadora de todos os tempos
Autor: Janet Lowe
Tempo Estimado de Leitura:
7 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Bom
Páginas: 222
Editora: Campus
Lido em: Dez/2009
Onde encontrar: Submarino

================================================

Janet Lowe é uma biógrafa que já escreveu sobre Bill Gates, Warren Buffett e Jack Welch. Seus livros costumam ser best-sellers de negócios. Este livro provavelmente foi mais um encomendado pela editora para ser sucesso de vendas. Por isso é que não é tão bom quanto poderia ser.

É um livro sobre negócios, baseado no Google. De todos os livros que já li sobre o Google, é a abordagem mais original, porém com o conteúdo menos excepcional.

O livro bebe na fonte de “A Busca”, do John Battelle. Vários trechos são inspirados, mas a releitura acrescenta muito pouco a alguns episódios. As notas ao final mostram um enorme trabalho de pesquisa, mas a abordagem não usa com profundidade todo o material pesquisado. Desta forma o livro ficou bom, mas não muito extenso. Sem contar as notas e glossário, são exatas 200 páginas.

É um livro fácil de ler, subdividido em dezenas de seções com pequenos trechos, o que facilita a leitura aos poucos, para quem tem horários picados.

Janet Lowe faz seu papel de biógrafa começando o livro pelas histórias pessoais de Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google. Depois de apresentar ao leitor seus heróis, parte para a caracterização do terceiro personagem, Eric Schmidt, o CEO do Google. A tradução usa a mesma expressão usada em “A Busca”, chamando o trio de administradores do Google de “triunvirato”.

Depois das apresentações começa a história em si. Sempre usando uma abordagem que procure transformar a história do Google em “lições”, a autora começa a contar sobre a idéia que deu origem ao Google, o BackRub, depois o PageRank e então o caminho tortuoso entre transformar uma ferramenta nascida num projeto acadêmico em uma empresa viável.

Depois vem a fase de crescimento pós-bolha, a abertura do capital em 2004 e aí sim o livro mostra seu valor. Depois de contar a história, Janet Lowe começa a explorar os fatores que tornam o Google tão diferente: a visão desde o início, a cultura corporativa, a administração do crescimento exponencial e a forma peculiar de lidar com a concorrência, entre outros fatores.

É esta segunda metade que faz o livro valer a pena. A autora começa a explorar melhor seu material de pesquisa e cruzar informações para chegar à conclusões próprias.

Janet Lowe tira algumas lições da história, ainda que não tão replicáveis, afinal o Google esteve no momento certo, com uma visão desafiadora e condições incomparáveis para alcançar o sucesso. Sem o conjunto das coisas, cada uma por si só não levaria muito além.

Se, além de conhecer mais sobre o Google, o leitor quer tentar entender como seus fundadores pensaram no passado e quais os caminhos tomaram, este é um bom livro.

No final das contas, é mais um livro biográfico sobre pessoas de enorme sucesso, que tentam explicar o como, sem se dar conta de que o porquê foi mais importante para estas pessoas.

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.