rez@rafaelrez.com

O melhor do SEO – O search em jun/jul 2010

Não é novidade para ninguém o boom do mercado de Search Marketing no Brasil. Em 2009 e 2010 este mercado se consolidou, tomou rumos e ganhou a mídia. O gráfico do Google Trends serve de exemplo para ilustrar:

Já faz algum tempo, profissionais mais experientes começaram a disseminar em português boas práticas que já são comuns nos mercados mais maduros, principalmente o mercado americano, que se não me engano, concentra 75% das verbas de search no mundo.

Ainda que essa disseminação de conhecimento seja feita de forma (quase sempre) individual e muitas vezes heróica, o volume cresceu bastante nos últimos 2 anos. Acompanhando diversas fontes via RSS e Twitter, qualquer profissional que esteja tomando pé da área de Search Marketing se sentirá inundado de informações e – eventualmente – poderá ser influenciado por alguns charlatões.

Compartilho abaixo alguns textos e citações relevantes de conteúdos que pintaram no mundo do Marketing de Busca em junho e julho, e que acho que merecem atenção.

Marketing Político Digital: José Serra x Dilma (case Google Insights)
Este texto do Domício usa ferramentas do próprio Google para analisar volumes de busca e tenta prever, assim como foi feito nos Estados Unidos, que será o ganhador do pleito de 2010. Vale a pena ler com atenção e ver como ele usa as ferramentas. Para quem é novo na área, vai ajudar a planejar e escolher palavras-chave para projetos de marketing de busca.

CTR como Fator de Rankeamento?
Este texto do Cassiano discutindo a questão “Posição no Ranking X Tráfego para o Site”, a partir do CTR. É uma reflexão bastante interessante e merece a leitura. O Cassiano é um dos desbravadores do search no Brasil e jogo no time de quem divulga informações confiáveis.

Entrevista com especialista em link building Garrett French
A Paula Albocino é uma brasileira que vive em Londres e também colabora com o Brasil SEO. Nesta entrevista com o Garrett French ela desmistifica algumas coisas sobre Link Building, uma das áreas mais controversas e delicadas do SEO.

Qualidades necessarias para ser um bom SEO?
Não poderia faltar o Fórum de Ajuda do Google para Webmasters, a maior comunidade de Webmasters em português para discutir problemas comuns entre administradores de sites, atualmente com quase 4.000 discussões no histórico. Este tópico recebeu muitos bons posts e vale a pena ser lido!

18 Livros sobre SEO e Marketing Digital Gratuitos
A Núbia Souza selecionou 18 livros em Inglês e Português que podem ser lidos no Google Books. Uma boa dica para quem estudar sem gastar um centavo!

Também destaquei 3 tweets relevantes, publicados por 2 Googlers, ambos do Google Search Quality. O Pedro e o Ariel são conhecidos da comunidade de SEO brasileira e interagem bastante via Twitter, eventualmente dando dicas e até alfinetadas em quem se arrisca a fazer bobagem.

SEO Tip: Avoid

Esta dica do Ariel esclarece uma questão antiga de SEO, sobre usar imagens para substituir texto, mas mantendo o HTML com o texto, o que melhoraria o ranking para as palavras-chave destacadas. O Ariel deixa bem evidente que é arriscado fazer isso e que deve ser evitado.

Cabe a cada um decidir SE e QUANDO usar, mas tendo ciência de que há algum risco envolvido. Na mesma hora o pessoal reagiu no Twitter, fazendo perguntas e brincadeiras, e o Ariel prontamente esclareceu, quem quiser pode acessar a timeline dele clicando na imagem acima.

Em vez de investir tempo escrevendo para sites de artigos, invista tempo no seu próprio conteúdo!

“O Conteúdo é Rei”. O Pedro Dias enfatizou isso com este tweet, desencorajando quem investe tempo divulgando textos em vários sites para ganhar links (parte do trabalho de Link Building) e estimula a criação de conteúdo próprio, indicando que a longo prazo, quem quer ganhar mais e melhores rankings o faz produzindo conteúdo útil ao invés de divulgar conteúdo duplicado em sites de artigos.

SEO nº2, as long as you keep copying SEO nº1 you will always be nº2 #beoriginal #becreative :^)

Este tweet foi uma cutucada bem sutil e bem humorada, bem ao estilo do Pedro Dias. Se você copia tudo que o site em primeiro lugar faz, continuará sendo o segundo colocado. Para ser o primeiro, precisa inovar e fazer melhor! Nas duas hashtags, o Pedro ainda recomenda: “Seja original, seja criativo”.

Seguir o Ariel e o Pedro no Twitter é uma boa, porque eles twittam bastante em português e divulgam informações oficiais, o que ajuda os menos experientes a separar o joio do trigo.

Além destas fontes, e principalmente para quem gosta de se divertir enquanto estuda, há o SearchCast. O SearchCast é um podcast só de Search, criado pelo Tiago M. S. Luz, o Doc. Se for escutar no trabalho, use fones de ouvido, porque tanto o Doc quanto os convidados falam palavrões à rodo e a conversa é bem descontraída. O programa já passou da edição 40, o que significa que quem chegou agora tem, no mínimo, 40 horas de programação sobre search para ouvir. Se você conseguir ouvir 2 podcasts por dia (um de manhã e um à tarde, por exemplo) em um mês dá para ouvir todos.

E, antes de terminar, cabe lembrar que dias 28 e 29 de julho acontece em São Paulo o SearchLabs, maior evento de Marketing de Busca já realizado no Brasil. A inscrição custa em torno de R$ 500,00 e pode ser paga em 12 parcelas. Aliás, tanto o Pedro Dias quanto o Ariel Lambrecht virão para palestrar no evento, imperdível!

Quer ficar por dentro das novidades em SEO? Siga-me no Twitter: @RafaelROliveira

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado