rez@rafaelrez.com

Você lembra como era viver sem tecnologia?

9 de janeiro de 2008
2 Comentários

O site gringo College Humor colocou no ar (há algum tempo) este vídeo, teoricamente um piloto da série 24 Horas, do MacGyver moderno Jack Bauer.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JMLH_QyPTYM]

O vídeo mostra como viveria Jack Bauer em 1994, pouco mais de uma década atrás. No vídeo, o herói e sua equipe usam (em ordem de aparição):

Pager,
Orelhão com fichas,
Fax,
Internet discada via modem,
Vídeo-cassete,
Confirmação do recebimento de fax via fone,
… e um diskete!

Se o herói tivesse ido mesmo ao ar no século passado, teria de viver:

Sem teleconferência no telefone,
Sem cartão de telefone público,
Sem celulares (nem falei de Smart Phones hein),
Sem SMS,
Sem satélites em tempo real,
Sem banda larga,
Sem GPS no carro,
Sem mapas via satélite,
Sem monitores de LCD,
Sem câmeras digitais (nem de foto, nem de vídeo),
Sem um pen drive com gygas de espaço,
… e sem downloads de episódios da própria série na internet!

Como o herói teria se tornado tão popular sem tudo isso?

O vídeo vale a pena para lembrar que muitos dos profissionais de web de hoje, alguns de destaque, ainda estavam saindo das fraldas e não eram nem alfabetizados em 1994.

Toda essa tecnologia que invadiu o mundo e fez tudo ficar muito rápido, conectado e ansioso nem existia ainda. Tente imaginar como seria voltar a 1994 e explicar a alguém o que era a Wikipedia. Se o interlocutor soubesse quem era Bill Gates na época, já seria muito. Saber quem era Steve Jobs, raríssimo. E Jeff Bezos então? Muitos dos heróis de hoje ainda eram pioneiros (Gates e Jobs nem tanto).

É interessante pensar em toda esta tecnologia e como ela se tornou parte da vida tão rapidamente.

Mas a tecnologia é efêmera, não carrega significado em si. Quem dá o significado somos nós. Por isso quando alguma tecnologia muda a forma de fazer as coisas, o importante é a essência do que é feito. Jack Bauer até conseguia trabalhar, mas ralava bem mais. Antes dele, o MacGyver dos anos 80/90 era até mais criativo.

E você, lembra como era viver sem tecnologia?

.

Siga-me no Twitter: @RafaelROliveira

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.