rez@rafaelrez.com

Como se tornar um líder servidor – James C. Hunter

Título: Como se Tornar um Líder Servidor
Autor: James C. Hunter
Tempo Estimado de Leitura: 4 horas
Linguagem: Fácil
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Muito bom
Páginas: 136
Editora: Sextante
Lido em: Fev/2007
Onde encontrar: no Submarino

Como se tornar um líder servidor é o manual do usuário para os conceitos de O Monge e o Executivo. Após o sucesso do primeiro livro, James Hunter recebeu pedidos de seus leitores dizendo que haviam adorado o livro, mas não sabiam como aplicar na prática as idéias do monge. Não é o monge para dummies, mas é um livro mais pragmático que seu antecessor.

Mais uma vez James Hunter aborda questões como liderança, poder e autoridade (leia resenha de O Monge e o Executivo), desenvolvimento da autoridade, gentileza e responsabilidade, caráter e a mudança humana, inteligência emocional, motivação e outras coisas fundamentais para o líder.

No final do livro, há 4 apêndices com testes, incluindo uma lista de habilidades de liderança para fazer uma avaliação 360 graus e um plano de ação para orientar o aprendizado do líder.

A linguagem de James Hunter é muito objetiva, direta e clara. Com mais de 20 anos de treinamentos ministrados, o autor consegue comunicar pela escrita muito bem. Ganhei este livro de amigo secreto, um tanto descrente, mas lendo as primeiras páginas superei o preconceito, pois o livro foge da auto-ajuda convencional. O livro é reflexivo, “filosofal” em certos momentos, mas essencialmente revela o caráter do autor e sua mensagem principal: o líder deve ter um caráter forte e jamais deixá-lo de lado ao lidar com sua equipe. Isto fará dele um bom líder, independentemente de sua personalidade e experiência. A experiência virá com a prática.

Falando sobre sua experiência e citando grandes líderes como Jesus, Jack Welch, Gandhi, Vince Lombardi e Colin Powell, James Hunter explica que servir é ser a essência da liderança, ao contrário do que o senso comum tende a acreditar. O tempo todo o autor combate o conceito antigo do chefe e busca moldar uma nova visão para a orientação de equipes.

Rápido de ler e fácil de assimilar, este livro muda mesmo a forma de liderar para quem está disposto a abandonar esteriótipos de liderança e confiar em seu próprio caráter para lidar com sua equipe.

================================
Leia também neste blog: » O Monge e o Executivo do mesmo autor e » Sobreviver não é o bastante, de Seth Godin.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado