rez@rafaelrez.com

Conectado – Juliano Spyer – Resenha do livro

Livro Conectado - Juliano SpyerAutor: Juliano Spyer
Subtítulo: O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela
Tempo Estimado de Leitura: 12 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Muito bom
Páginas: 254
Editora: Zahar Editor
Lido em: Jun a Nov/2010
Onde encontrar: Submarino

================================================

Muita gente talvez conheça o Juliano Spyer pelo seu Twitter: @jasper, que tem mais de 5.000 seguidores, ou pelo livro digital Para Entender a Internet, que é um case de e-book brasileiro, com cerca 3.000 downloads na primeira semana.

Mas o trabalho dele com a internet e a interação com mídias sociais é anterior à explosão do Twitter (2007/08 nos EUA e 2009/10 no Brasil) e anterior ao Para entender…, e é sobre esta experiência reunida ao longo dos anos que este livro trata.

Conectado é um livro sobre a internet. Sobre TUDO na internet. Sobre interação, mídia, colaboração, pessoas, vídeos, conteúdo, jornalismo, futuro, enfim, de tudo um pouco, com a profundidade necessária para não deixar alguém mais escolado com tédio ou por outro lado deixar um iniciante boaindo. É na medida.

Quando conheci o trabalho do Juliano, nem sabia que ele já havia publicado o livro. Mas quando entrei no site da Editora Zahar e vi o livro lá, decidi comprá-lo antes de saber qualquer outra informação à respeito.

Explico: anos atrás li um livro excelente chamado Guerra & Vinho (resenha aqui no blog), um livro-reportagem sobre como os franceses enconderam seus melhores vinhos dos nazistas durante a II Guerra Mundial (é um livro excelente e uma puta dica de presente de Natal, aliás).

Guerra & Vinho também foi publicado pela Zahar, fiquei admirado com a qualidade do livro, não só editoral mas gráfica: tradução esmerada, impressão primorosa, papel de alta qualidade e uma capa que se multiplica por dentro do livro. A partir daí comecei a sempre olhar com mais cuidado os livros publicados pela Zahar, entendendo que não publicam qualquer coisa, é preciso ter um bom livro para ser publicado por eles. Quando vi que o Juliano havia sido editado pensei: “este livro deve ser bom!”

Não deu outra: o livro é bom mesmo.

Comecei a lê-lo ano passado, mas parei por conta de outras leituras e projetos. Numa viagem em junho retomei e fui lendo aos poucos. Só terminei agora em novembro, por razões pessoais. Por isso o consumo de horas apontado acima está meio exagerado, lendo de uma tacada só dá para ler bem mais rápido.

Dividido em 18 capítulos, Conectado é a reunião da experiência do autor com dezenas de projetos na internet desde os anos 90.

O livro é dividido em 3 partes e seus capítulos auto-explicativos:

  • Teoria e Tecnologia
    • De muitos para muitos
    • Economia da colaboração
    • Chats e comunicadores instantâneos
    • Fóruns e listas de discussão
    • Blog e wiki
    • Agregadores de conteúdo, folksonomia e networking social
    • Algoritmos sociais e automoderação
  • Prática
    • Cultivando comunidades virtuais
    • Breve introdução à “ciência oculta” da produção de sites
    • Cross-mídia – conectando rádio e internet
    • Sugestões para projetos colaborativos
  • Casos e Debates
    • Teoria posta em prática
    • Causas Sociais, ativismo e governança
    • Negócios em rede
    • Existe educação colaborativa?
    • Impactos da rede na mídia
    • Efeitos colaterais da sociedade interconectada
    • Internet – destino ou desafio?

A experiência com os projetos Leia Livro e Viva São Paulo (entre outros) fez do Juliano o cara certo para falar sobre mídias sociais, mas não com aquele enfoque batido que só usa mídias sociais para falar de… mídias sociais. A análise vai mais fundo e descreve como a web realmente afeta as relações entre as pessoas e como faz isso numa escala gigantesca.

Apesar de ser um livro impresso, com todos os custos de produção, direitos autorais e edição que isso gera, é um livro muito “código aberto”.

O capítulo de sugestões de projetos tem várias idéias ótimas que qualquer um pode usar como referência para seus próprios projetos.

É um ótimo ponto de partida para quem entender melhor os conceitos de web 2.0, Creative Commons, economia da informação, inclusão digital, colaboração, reputação online, presença digital e muitos outros, mas não sabe onde entender tudo isso num só lugar, num só livro, de uma vez por todas.

No final, caso ainda fiquem dúvidas, há um amplo glossário e notas de leitura, além de indicações de outros livros de referência sobre temas similares.

Lá no início do livro, o autor deixa claro: o livro não é fruto de uma pesquisa acadêmica nem se dá ao luxo de usar as referências de um jeito muito formal, mas no final da contas, dá sim para usá-lo como uma boa referência quando se trata de explicar fenômenos e variados aspectos da vida online.

É uma grande leitura que justifica o subtítulo: O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Livrasso!

.

PS: os elogios à Editora são sinceros ok? Este NÃO é um post patrocinado!

Gostou, quer mais dicas de leitura? Siga-me no Twitter: @RafaelROliveira

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado