rez@rafaelrez.com

Livro: Google – David Vise e Mark Malseed (Resenha)

A história do GoogleSubtítulo: A História do Negócio de Mídia e Tecnologia de Maior Sucesso dos Nossos Tempos
Autor: David Vise e Mark Malseed
Tempo Estimado de Leitura:
11 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Muito Bom
Páginas: 349
Editora: Rocco
Lido em: Jan-Fev/2010
Onde encontrar: Submarino

================================================

Google – A História do Negócio de Mídia e Tecnologia de Maior Sucesso dos Nossos Tempos é um livro muito bem escrito. Vise é  ganhador de um prêmio Pulitzer (o prêmio máximo do jornalismo) e jornalista no Washington Post, que patrocinou o processo de pesquisa e produção do livro. Malseed foi seu assistente de pesquisa e co-autor, conduzindo o processo de busca de informações e grande parte das entrevistas.

O livro é dividido em 26 capítulos, cada um contando uma história específica, revelando aspectos da personalidade de Larry Page e Sergey Brin, a formação da cultura corporativa do Google e os pensamentos por trás de decisões que moldaram a empresa como a conhecemos hoje.

O livro aborda o início em Stanford na sala Gates 360, o encantamento de Larry e Sergey pelo Festival Burning Man, a contratação de Eric Schmidt como CEO, a abertura de capital na bolsa, os problemas para entrar na China, o acordo com a AOL na Europa (“roubado” do Yahoo! na última hora), além de um capítulo inteiro sobre Charlie Ayers, o primeiro chef do Google e um dos grandes responsáveis pela cultura única da empresa.

Algumas passagens são tão precisas e vívidas que parece que se está ouvindo alguém que realmente viveu a história contando memórias reais.

O livro conta também a história de Matt Cutts dentro do Google, no capítulo O cara do biscoito pornô. Cutts foi quem desenvolveu o filtro SafeSearch do Google, que permite aos usuários fazer buscas sem correr o risco de ver pornografia nos resultados. Hoje Matt Cutts é o principal Relações Públicas do Google, fazendo o papel de embaixador da marca para a comunidade de tecnologia em geral (principalmente Webmasters e profissionais de SEO).

Em comparação com o livro Google de Janet Lowe, achei este aqui melhor. Em comparação com A Busca do John Battelle, é mais específico porque fala só do Google, mas é menos técnico, abordando o ponto de vista histórico e não o mercado de busca, como fez Battelle.

Para quem quer conhecer o Google por dentro mas não pode ir a Mountain View, este livro é uma boa pedida.

.

Siga-me no Twitter: @RafaelROliveira

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado