rez@rafaelrez.com

Marketing de Permissão – Seth Godin

19 de fevereiro de 2008
2 Comentários

Marketing de Permissão - Seth GodinAutores: Seth Godin
Tempo Estimado de Leitura: 6 horas
Linguagem: Intermediária
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Muito bom
Páginas: 224
Editora: Campus
Lido em: Fev/2008
Onde encontrar: Estante Virtual

Publicado em 2000, Marketing de Permissão foi uma revolução. Junto com Marketing Idéiavírus, lançou Seth Godin para a fama mundial, tornando-o um dos gurus de marketing mais respeitados em todos os cenários, principalmente por fugir do esteriótipo do marketeiro padrão.

Godin criou um bordão fantástico quando denominou a mídia tradicional de “mídia de interrupção”. Além de ser um conceito que choca, ainda agrega um sentido pejorativo a tudo que não dá escolha ao telespectador, que agora muda de nome: usuário de mídia.

O marketing de permissão usa justamente a privacidade do usuário como moeda de troca para construir relacionamentos e diferenciar as marcas que fugirem do conceito de interrupção para o relacionamento consentido.

8 anos depois de publicado, o livro obviamente está desatualizado. Muitas empresas citadas como cases nem existem mais, algumas tiveram seu auge e sumiram de cena, somente algumas sobreviveram e continuam líderes, caso do Yahoo!.

O primeiro 1/3 do livro é puro marketing, enquanto Godin tenta convencer o leitor da importância do relacionamento e do fato da interrupção ser uma enorme revolução. Chega a quase encher a paciência, mas aí de repente o livro começa a mostrar a que veio. Se você sobrevive e chega à metade do livro, aquela sensação de estar sendo convencido a ler o livro fica para trás.

A partir daí Godin começa a aprofundar um pouco o conceito e dar sentido à última das grandes teorias de marketing dos anos 90 [mais sobre este assunto em breve].

Entre os destaques do livro, vale enfatizar:

  • A evolução da publicidade de massa (de interrupção)
  • Como dar a partida concentrando-se na parcela de clientes, não na fatia de mercado
  • A freqüência constrói a confiança e a permissão favorece a freqüência
  • Os cinco níveis de permissão
  • O Marketing de Permissão no mundo da web

Apesar da idade, é um velhinho que merece uma boa visita de algumas horas e um bom aprendizado com sua experiência, porque muito do que Godin pregava ainda não é realidade para a grande massa dos sites atuais, mesmo que a grande massa de usuários não trafegue por mais do que algumas centenas de sites mais conhecidos.

================================
Leia também neste blog: »Entrevista com Seth Godin sobre o Marketing de Permissão e resenha de » Sobreviver não é o bastante, também do autor.

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.