rez@rafaelrez.com

Vantagem Invisível – Jonathan Low e Pam Cohen Kalafut

Como os intangöeis conduzem o desempenho da empresaAutores: Jonathan Low e Pam Cohen Kalafut
Tempo Estimado de Leitura: 5 horas
Linguagem: Intermediária, densa
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Excelente
Páginas: 206
Editora: Bookman
Lido em: Mai/2007
Onde encontrar: Submarino

O livro trata dos valores percebidos pelos clientes, mas que geralmente não podem ser mensurados ou não são considerados pelas empresas. Denso e de linguagem mais pesada, exige um tanto de experiência e vontade do leitor em alguns momentos, quando cita temas que foram abordados em capítulos anteriores ou que ainda serão aprofundados mais à frente.

Escrito por dois autores, o livro contou com a consultoria e apoio de uma vasta rede de relacionamento ao longo dos Estados Unidos, à qual os autores dedicam o livro e reconhecem o “débito” que têm com todos os colaboradores, revisores e pesquisadores que os auxiliaram.

Terminado no final de 2001, o livro termina fazendo uma reflexão sobre os atentados de 11 de setembro do mesmo ano, dando um prognóstico de todos os fatores intangíveis que se abateram sobre o moral dos americanos e que afetaram sua economia, numa demonstração da força que estes fatores podem ter quando foram  percebidos pelos “inimigos da América” e usados em seguida como argumento para criar uma “cultura do terror” pelo próprio governo norte-americano.

O livro apresenta em seus 4 capítulos iniciais alguns cases de empresas que não perceberam os quando os intangíveis as afetam e depois de outras que usaram os mesmos intangíveis a seu favor.

Depois apresenta 12 capítulos detalhando cada um dos 12 principais fatores intangíveis que afetam as empresas: liderança, estratégia, comunicações, marca, reputação, alianças e redes, tecnologia, capital humano, local de trabalho/cultura, inovação, capital intelectual e capacidade de adaptação. Estes 12 fatores foram extraídos de um conjunto maior após vastas pesquisas em um estudo denominado “Measures That Mather”, da consultoria Cap Gemini Ernest & Young, uma das patrocinadoras do livro.

Em seu capítulo final, apresenta uma série de 5 etapas através das quais uma empresa pode definir e administrar seus principais intangíveis.

Infelizmente, todo o livro é baseado em abordagens direcionadas para empresas de capital aberto, dirigidas por acionistas e mais diretamente afetadas nas Bolsas de Valores pelos fatores que os autores abordam. Ainda assim, é uma leitura excelente!

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado