rez@rafaelrez.com

Livro: Não Me Faça Pensar – Steve Krug

Título: Não Me Faça Pensar
Autor: Steve Krug
Tempo Estimado de Leitura: 3 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Excelente
Custo-Benefício: Excelente
Páginas: 187
Editora: Market Books
Lido pela última vez em: Ago/2007
Onde encontrar: Submarino

Este livro de Steve Krug tem como título aquele que o autor considera ser o princípio principal no desenho de websites pensados para ser simples de usar: “Don’t make me think”.

Com uma apresentação excelente, e de leitura muito fácil e rápida (para se ler no avião entre idas a clientes, diz o autor), o livro apresenta um conjunto de heurísticas de designs usáveis, ilustrando com exemplos de sites conhecidos como estes podem ser aplicados.

O segundo capítulo do livro está disponível para download. Chama-se “How we really use the web”, e ilustra muito bem tanto o estilo do livro como a enorme Usabilidade que o mesmo tem (sucinto, objetivo, com negritos e títulos, bullets, etc. – e tudo isto mantendo humor e personalidade).

“Quando estou trabalhando num projeto que apresenta um desafio de interface com o usuário, imediatamente chamo meu “salva-vidas” — Steve Krug. Steve “saca” a situação, e tem uma habilidade fora do comum para solucionar os problemas mais complexos e fazer com que pareçam fáceis no processo. Entretanto, o que de fato torna Steve o melhor nos negócios é seu dom em propor soluções para problemas complexos numa linguagem de fácil compreensão, nos iluminando ao longo do caminho.”

Robert Raines, V. P. Design, Diretor de Criação da America online

“Por muitos anos, tive certeza de que, quando disseram ´a Judy Garland qu seguisse a Estrada dos Tijolos Amarelos para encontrar o Mágico de Oz, esta era uma instrução formulada de maneira mais clara possível. Agora isso foi superado pelo livro de Krug, Não Me Faça Pensar! O nome de sua empresa, Advanced Common Sense, espelha exatamente a mensagem fortalecedora de seu novo livro. Steve dá a todos que lêem este livro as chaves para o reino do conhecimento sobre navegação nesta terra do www.”

Richard Saul Wurman, autor de Information Anxiety

“Alguns livros ampliam sua visão. Não Me Faça Pensar! vai além: amplia a visão (e abre a carteira) de seu chefe para o investimento em sites. E faz isto com rapidez, graça e humor. Por isso, compre um exemplar para seu chefe. Ou melhor, tire vantagem dos descontos para compras em grande quantidade e peça-o para todas as pessoas que estiverem envolvidas de alguma forma com o site de sua empresa.”

Louis Rosenfeld, autor de Information Arquitecture for the World Wide Web

.

Gostou? Siga-me no Twitter: @RafaelROliveira

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.