rez@rafaelrez.com

Vai fundo! Gary Vaynerchuk – Livro sobre Mídias Sociais

Vai Fundo - Gary VaynerchukLivro: Vai Fundo!
Autor: Gary Vaynerchuk
Subtítulo: O Guru das Mídias Sociais Ensina a Como Ganhar Dinheiro Fazendo o que Você Gosta
Tempo Estimado de Leitura: 4 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Razoável
Páginas: 190 (tirando as páginas em branco e títulos, dá umas 160 na verdade)
Editora: A Negócios
Lido em: Dez/2010
Onde encontrar: Submarino

================================================

Sinceramente, eu esperava mais. Bem mais. Li comentários sobre este livro em 2 blogs diferentes no mesmo dia, ambos elogiando bastante o livro e achei que a coincidência não era à toa, resolvi ler. Começa bem mal, melhora bastante no meio e termina morno. Não sou dos mais exigentes, mas os comentários criaram uma expectativa exagerada sobre o livro.

Para começar, a qualidade de impressão da Editora A Negócios deixou a desejar (A Negócios parece ser uma marca da Nova Fronteira/Ediouro, pelo que consta junto ao ISBN do livro). Várias páginas estão fora de esquadro, impressas com 2 a 4 graus de inclinação. Duas folhas vieram grudadas, tive que passar uma régua para cortá-las. A laminação da capa também é de baixa qualidade, já veio soltando nas bordas.

Gary Vaynerchuk, autor do livro, é um veideoblogger de bastante sucesso nos Estados Unidos, o WineLibrary.tv. Com mais de 800.000 seguidores no Twitter, Vaynerchuk começou aos 16 anos trabalhando na loja de bebidas de seu pai e depois da maioridade resolveu fazer a loja crescer, se tornando uma referência no setor de vinhos nos Estados Unidos. A contracapa do livro diz que ele começou do zero, mas o próprio livro desmente esta afirmação e explica como de fato as coisas ocorreram.

Vai Fundo! soa muito mais como um livro de auto-ajuda no início do que um livro sobre mídias sociais. Todo o blablabla motivacional dos primeiro e segundo capítulos é totalmente dispensável. É um teste severo sobre quanto ego você suporta de um autor.

Por conta disso, se você quer aprender alguma coisa como fazer um blog de sucesso, comece a ler o livro na página 43, início do capítulo 3. Tenho extrema dificuldade em pular capítulos, fico com a sensação de não ter realmente lido o livro, mas ao menos metódicos e neuróticos recomendo fortemente ler só o que interessa.

Tirando os problemas na impressão e o comece auto-ajuda mequetrefe, o resto do livro passa bem. É fácil de ler e tem uma linguagem bem simples mesmo, os capítulos passam numa velocidade bem rápida.

Vaynerchuk insiste em frisar que qualquer pessoa que queira criar uma marca pessoal e falar sobre um tema deve fazer isso com paixão e muita dedicação, que demora anos até que os resultados comecem a aparecer e que o sucesso não significa ficar rico, mas que dá para ganhar algum dinheiro depois de muito esforço.

A metodologia dele é bem clara: comece escolhendo um assunto sobre o qual falaria a vida toda, produza bastante conteúdo bom, crie uma comunidade, faça com que sua marca seja relevante, vá em frente. No apêndice A, o autor retoma o passo a passo que propõe, com cerca de 18 passos. Sinceramente, alguém menos paciente pode ler só esta parte e já terá entendido a proposta do livro todo.

Considerando que  é um livro fácil de ler, que não consome mais do que 4 ou 5 horas e custa na faixa de R$ 20,00, é uma leitura recomendada para iniciantes no mundo do conteúdo digital, dos blogs e das redes sociais. Se você trabalha com isso há mais de 1 ano, vai tirar pouco proveito do livro. Se trabalha há mais de 2 anos, vai aproveitar muito pouco.

Mas se você trabalha numa empresa que quer se lançar no universo das redes sociais e produzir conteúdo, este livro é para você e os profissionais que vão cuidar do seu conteúdo.

.

Siga-me no Twitter para mais recomendações de livros: @RafaelROliveira

.

PS: Ganhei o livro de presente no amigo secreto, da Zizi. Obrigado pelo presente!

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado