logo-rafael-rez

O Mix de Marketing

O Mix de Marketing é também comumente chamado de Marketing Mix ou Composto de Marketing. Muitas são as definições para o termo de acordo com vários estudiosos do assunto, como por exemplo Jerome McCarthy que propõe o conjunto como sendo quatro pontos de interesse de uma empresa, os quais devem ser monitorados com atenção e projetados como objetivos de marketing.

A definição básica do Mix de Marketing é a de ser um conjunto de elementos que formam as ações do Marketing. Na literatura de Marketing, existem três principais modelos, o primeiro é defendido pelo pesquisador e professor da Universidade de Michigan, McCarthy, o qual divide os 4 P’s e se baseia no conceito de Neil Borden, que se referia aos executivos como “mixers” (liquidificadores), uma vez que entendia a respectiva função como concretizar as ações, misturando as estratégias para direcioná-las ao objetivo da empresa. Sendo assim, a expressão Marketing Mix começou a ser difundida e utilizada para resumir as atividades do Marketing.

O primeiro e principal modelo adotado por diversas empresas, é baseado no composto formado pelo chamado 4 P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção. Para cada variável engloba-se as atividades específicas:

  • Produto: Política de Garantia, diferenciação do design e embalagem, Marca, Concorrência.
  • Preço: Desconto e Condição de Pagamento, Financiamento e Prazo.
  • Praça: Loja, Logística e canal de distribuição e Armazenamento.
  • Promoção: Promoção, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Trade Marketing.

O segundo modelo é denominado 4 A’s de Richers ou Sistema Integrado de Marketing. Foi desenvolvido e aprimorado por Raimar Richers, o qual definiu as funções e atividades baseadas na Administração de Marketing, que se dividem em: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação. Raimar foi um dos primeiros estudiosos a utilizar o termo Mercadologia para definir o conceito de Marketing em português. As fases relativas aos 4 A’s são:

  • Análise: é a identificação da força de mercado, com as referidas atividades de Política, Concorrência, Legislação, Tecnologia e Sociedade.
  • Adaptação corresponde a adaptar o produto ou serviço as necessidades apontadas pela fase anterior de Análise.
  • Ativação é a ação de concretizar o planejamento traçado.
  • Avaliação se refere a analisar o que foi realizado e mensurar os pontos fortes e fracos da empresa.

O terceiro modelo é chamado de 4 C’s de Robert Lauterborn, desenvolvido no ano de 1990 com ideias contrárias e complementares ao conceito de Mc Carthy. Lauterborn sugere substituir os 4 P’s pelos seguintes 4 C’s: Necessidades e Desejos do Consumidor, Custo para satisfazer o Consumidor, Conveniência para comprar e Comunicação (traduzidos dos termos originais em inglês: Consumers Wants and Needs, Cost To Satisfy, Convenience to Buy, Communication). As atividades relativas a cada um dos 4 P’s seriam:

  • Produtos = Necessidades e Desejos do Consumidor.
  • Preço = Custo para satisfazer o Consumidor.
  • Praça = Conveniência para comprar.
  • Promoção = Comunicação.

Para a elaboração de uma estratégia de marketing efetiva, é importante considerar todas as variáveis do Marketing Mix, para isso a definição da melhor combinação, juntamente com os recursos adequados e a avaliação das vantagens competitivas ideais são fundamentais. Por fim para complementar o conceito do Mix de Marketing, segundo Philip Kotler o composto de marketing é “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”. Portanto, todas as ferramentas estudadas podem sim ser aplicadas, para determinadas ações no seu nicho específico, de acordo com o planejamento estratégico para perseguir o objetivo proposto pela empresa.

SOBRE O AUTOR

Rafael Rez

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *