rez@rafaelrez.com

Pequenas idéias inovadoras (ou o estigma da inovação)

Em Brinde Grátis! Aproveite!, um dos últimos livros de Seth Godin, ele frisa bastante o conceito de soft innovations, que são pequenas inovações em produtos e serviços que fazem a diferença, como as caixas coletoras de correio que existem nos caminhões da Fedex, idéia que ele descreve como uma inovação de baixa complexidade.

Uma soft innovation é uma idéia simples (olha a simplicidade aí de novo!) que não demanda uma grande inovação, mas sim uma melhoria bem sacada em alguma coisa que já existe.

O professor de Harvard Rosabeth Moss Kanter deu uma entrevista para a Fast Company este mês falando sobre o poder de uma pequena idéia. Ele comenta o caso das extensões de linha da Procter & Gamble no Brasil, inclusive. Vale a pena ler a entrevista (link em inglês).

O interessante no raciocínio do Professor Kanter é quebrar um pouco esse estigma de que inovação precisa ser uma coisa revolucionária, inédita ou incrível. A inovação pode ser simples também.

Para começar, é bom ouvir os clientes e saber o que eles pensam, o que precisam, o que é valioso para eles. Criando valor para o clientes, cria-se valor para a empresa, por consequência.

O resto é puro marketing.

Small is the new big!

================================
Leia também neste blog: »A linha do tempo da inovação

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado