rez@rafaelrez.com

Aparecer no Google é fundamental para o seu negócio!

Em todos os cursos, palestras, consultorias e treinamentos que eu dou algumas perguntas são sempre comuns:

 » Como faço meu conteúdo rankear no Google e aparacer para mais pessoas?

 » Como faço para o meu site ter mais visitas e gerar mais resultados para o meu negócio?

 » Eu já faço bastante conteúdo bom, mas meu site não aparece no Google, o que estou fazendo de errado?

Se você já usa técnicas de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo ou mesmo de SEO já deve saber que o Google é disparado a maior fonte de visitas da internet mundial, e que os visitantes vindos de resultados de busca convertem os melhores leads e vendas na imensa maioria dos mercados.

Um estudo da Marketing Sherpa mostra que SEO (sigla de Search Engine Optimization, ou Otimização para Sites de Busca) é a fonte de tráfego (ou de visitas) mais importante para 94% dos profissionais de marketing.

Gráfico SEO

No meu último curso presencial em São Paulo, respondi várias perguntas sobre como otimizar o conteúdo, como escrever conteúdo para o Google, como ter melhores rankings, como gerar mais visitas e mais leads vindo do Google.

De 2008 a 2013 eu trabalhei quase que exclusivamente dando consultoria de SEO e atendendo projetos que incluiam entre os principais requisitos atrair mais visitas orgânicas. Foi só de 2013 em diante que foquei meus maiores esforços em Marketing de Conteúdo, e nem eu sabia o quanto a minha experiência em SEO seria útil nesse novo universo. Só nos últimos 12 meses tive mais de 600.000 visitas orgânicas nos sites www.marketingdeconteúdo.com.br e www.rafaelrez.com. Se eu tivesse pago por cliques no Google AdWords, elas teriam me custado mais de R$ 1.000.000 de reais, numa estimativa bem otimista…

Resultados orgânicos Marketing de Conteúdo

É importante entender que o Google trata os sites em três fases:

A 1ª delas é o RASTREAMENTO: o site precisa ser rastreável pelo Google e por outros robôs de busca. Se for lento, se não tiver sitemaps corretos e se a estrutura do site estiver errada, o Google mal conseguirá rastrear as páginas do site, e aí fica bem difícil conseguir que ele coloque as páginas em posições privilegiadas.

A 2ª etapa é a INDEXAÇÃO, ou a colocação das páginas que o Google rastreou no Índice de Páginas do Google. É nesta fase que o Google exclui conteúdos duplicados, prioriza as páginas mais importantes e entende as ligações entre outros sites e o seu site, para dar um “peso” ao seu site frente ao restante dos sites da internet.

A 3ª etapa, que é a única visível para os usuários, é o RANKEAMENTO, que é efetivamente a ordenação das páginas a cada pesquisa feita por uma palavra-chave. Cada vez que um usuário faz uma busca, o Google apresenta resultados personalizados para este usuário, mas em geral as posições médias são muito parecidas quando existem mais de alguns milhares de pesquisas pelo mesmo termo.

Para quem cria conteúdo com a finalidade de gerar visitas, gerar leads e gerar vendas, é fundamental saber como construir um site rastreável pelo Google e um conteúdo que seja corretamente indexado e rankeado. Sem saber como o Google funciona e como o conteúdo deve estar publicado, você pode estar jogando fora muito esforço em produção de conteúdo!

Vale ressaltar que não é preciso ficar repetindo palavras-chave, mudando os títulos dos artigos e posts e nem mesmo mudar a forma como você ou sua equipe escrevem. O algoritmo do Google é programado para entender a relevância de cada página dentro de um site, e a relevância de cada site frente a outros sites na internet, e você pode compreender rapidamente a estrutura do Google e aplicar no seu conteúdo este conhecimento.

Se você analisar meus sites, verá que não faço nada demais, não uso nenhum segredo e nenhum truque mirabolante para conseguir ter bons rankings no Google e gerar tantas visitas. Eu apenas sigo as regras básicas que o Google determina e produzo conteúdo que acredito ser interessante para o meu público-alvo, baseado nas interações que tenho com esse público. Cada pergunta, cada dúvida, cada dificuldade é uma fonte de idéias para novos conteúdos.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.