logo-rafael-rez

Indexação de Flash pelo Google

Muitos webdesigners acharam que era chegada a hora da vingança do Flash contra o Search Engine Optimization, mas ainda não foi desta vez.

Apesar dos search optimizers abominarem o uso de Flash para menus e conteúdos, nem todos eles odeiam o Flash.

Mas, como tudo que é bom dura pouco, no Google Search Masters 2008 o pessoal do Google deixou bem claro: Flash não um conteúdo facilmente indexável. O Pedro Dias foi bastante claro neste ponto, apoiando seus argumentos principalmente na experiência do usuário, o que é um argumento justo e bem coerente.

Ainda não vi nenhum bom case de indexação de Flash e continuo defendendo que o Flash tem seus bons usos, alguns ótimos, mas se o objetivo é rankear bem, não é nem de longe o melhor caminho.

Pensar em web acessível ainda é o melhor caminho para uma boa indexação. E de quebra você ainda atende aos princípios louváveis do design universal. Então, se dá pra fazer bonito, acessível e ainda indexável, esse é o caminho. Precisa mais algum argumento ainda?

Veja mais em:

http://googlewebmastercentral.blogspot.com/2008/06/improved-flash-indexing.html

.

SOBRE O AUTOR

Rafael Rez

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *