rez@rafaelrez.com

Livro SEO – Paulo Rodrigo Teixeira

SEO Otimização de Sites - Paulo Rodrigo TeixeiraAutor: Paulo Rodrigo Teixeira
Tempo Estimado de Leitura: 3,5 horas
Linguagem: Simples
Diagramação: Tradicional
Custo-Benefício: Bom
Páginas: 100
Lido em: out/2009
Onde encontrar: www.livroseo.com

================================================

Antes de falar do livro SEO, é preciso reconhecer o pioneirismo e a coragem do Paulo ao produzir e lançar o livro. O blog do Paulo é referência no mercado brasileiro, além do curso de SEO, também pioneiro e que já formou várias turmas. O livro é mais um produto dos cursos do que uma iniciativa isolada.

O livro é totalmente independente, no modelo DIY (Do It Yourself) do começo ao fim. O Paulo escreveu, editou, imprimiu e vende o livro sozinho. Sem editor, sem editora, sem distribuidora.

Por um lado, tratando-se de um livro de conteúdo técnico, é uma medida que auxilia na rapidez de produção e publicação, mas por outro lado traz embutidos alguns riscos:

A qualidade da capa e da impressão estão dentro da média brasileira (que diga-se de passagem, é baixa). Editoras como a Jorge Zahar e a Sextante tem mais cuidado na escolha do papel, da capa, da tipografia. Mas as outras, de forma geral, reduzem custos nesta área. Apesar do livro SEO custar R$ 49,00, a impressão não é lá das melhores. Este preço é relativamente alto para o mercado editorial brasileiro, mas mais do que justo pelo conteúdo do livro.

Porém, o maior risco não vem do formato, mas sim do conteúdo. A falta de um editor (ou mesmo um revisor) se mostrou evidente nos inúmeros erros de digitação e alguns de concordância. Um livro produzido e revisado chega a ter de 3 a 4 erros, mas o livro SEO tem dezenas de erros de digitação. Isso não tira a validade da obra, mas depõe contra a qualidade do projeto com um todo.

Feitas estas duas ressalvas, agora vamos falar das qualidades!

O livro SEO é o livro técnico sobre Otimização de Sites do mercado em português mais focado que já li.

O SEO Bible é enorme, tem 400 páginas, mas poderia ser resumido em 100, como o livro SEO. O livro da Martha Gabriel é excelente também, mas não é focado só em SEO.

A vantagem do livro SEO sobre o SEO Bible é que o Paulo trata do mercado brasileiro, com exemplos locais e pensado para a realidade do profissional brasileiro.

O livro é muito atual, abrangente e organizado numa ordem lógica, que facilita a compreensão tanto de iniciantes quanto de iniciados. Para os intermediários, muita coisa servirá só de revisão, mas ainda sim vale o investimento. Só para quem já tem estrada é que o livro pode deixar a desejar. Não é um livro para experts e para quem tem mais de 1 ano de mercado, sem dúvida.

Se você quer ter em mãos um livro que sirva de guia rápido de consulta e possa ser usado para treinar novos profissionais na equipe de SEO, este é o livro!

Para comprar, é só acessar o site www.livroseo.com

===========================

Siga-me no Twitter: @rafaelroliveira

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado