rez@rafaelrez.com

Helvetica, o filme

5 de maio de 2008
Nenhum Comentário

Em 2007, a onipresente Helvetica completou 50 anos. Criada originalmente por Max Miedinger e Eduard Hoffmann em 1957 para a Haas Type Foundry em, Münchenstein, na Suíça, ficou mais conhecida partir dos anos 60 (a Linotype começou a comercializá-la em 1961 no mundo todo).

Hoje é um dos tipos indispensáveis na vida de qualquer designer, publicitário, diagramador, micreiro, sobrinho ou seja lá quem for. Helvetica, o filme é um documentário independente sobre tipografia, design gráfico e cultura visual mundo afora.

Além de centenas de usos cotidianos do tipo em si, o filme mostra de diversas formas como a tipografia afeta nossas vidas, além de abordar o processo criativo, as escolhas entre tipos e a estética por trás da escolha de uma tipografia, entrevistando designers sobre a maneira como usam as famílias tipográficas em seu trabalho.

O filme foi todo produzido em alta definição, o que deve ser ótimo para se ver em DVD. Eu só vi trechos online, então não surtiu efeito… o que foi compensado pela lista dos entrevistados: Hermann Zapf, Neville Brody, David Carson, Erik Spiekermann, Matthew Carter, Massimo Vignelli, Wim Crouwel, Stefan Sagmeister, Michael Bierut, Paula Scher, Jonathan Hoefler, Bruno Steinert, Tobias Frere-Jones, Lars Müller, Michael C. Place, Norm, Alfred Hoffmann, Mike Parker, Otmar Hoefer.

Todos os trechos que vi são muito bons, infelizmente ainda não comprei o DVD completo com o filme todo.

Vale a pena garimpar os pedaços do filme que existem por aí.

Há vários trechos do filme no YouTube, inclusive este trailer.

O site oficial do filme é: http://helveticafilm.com

.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado