rez@rafaelrez.com

Trajan, a fonte dos filmes

15 de fevereiro de 2008
Nenhum Comentário

A Trajan é um tipo serifado projetado em 1989 por Carol Twombly (que também desenhou a Caslon e a Myriad, entre outras) para a Adobe. É inspirada nos tipos romanos usados 2.000 anos atrás na coluna de Trajano.

É um tipo lindo, clássico, extremamente legível e elegante. Mas como tudo que é usado em excesso, cansa. Outro tipo que está passando por uma saga similar é a Dax (desenhada por Hans Reichel), conhecida no Brasil como “a fonte da Brasil Telecom”.

De uns tempos para cá, a Trajan tem sido ostensivamente usada como a tipografia oficial em filmes e cartazes de Hollywood.

Esse vídeo de Kirby Ferguson no Youtube comenta o uso massivo da Trajan e as cabeças flutuantes que sempre aparecem em cartazes de filmes. Será falta de criatividade mesmo ou é um caso de estratégia da estética dominante?

Um dos cartazes do filmes mostra o filme Uma Mente Brilhante, aquele filmasso em que Russel Crowe interpreta o matemático John Nash, que trabalhou na Teoria dos Jogos. Para resumir BEM grosseiramente, se uma estratégia é usada sempre com sucesso, passa a ser estritamente dominante. Neste caso, como a Trajan representou uma estética de fácil assimilação pelo público, acabou gerando mais expectadores e dominou o design tipográfico nos filmes.

Em 2002, traduzi um artigo imperdível do Mark Simmonson no Grito sobre tipografias de época em filmes. O Mark pegou vários vacilos de uso de tipos em filmes de um época, quando estes tipos só foram criados depois destas épocas retratadas.

Enfim, o vídeo:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=t87QKdOJNv8&rel=1]

A dica do vídeo foi dada pela Carol Vignamaru.

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado