rez@rafaelrez.com

Usabilidade nos mínimos detalhes

9 de dezembro de 2007
Nenhum Comentário

problema no tab order do login - Clique para ampliar

A imagem acima mostra a tela de login do acompanhamento de pedidos de uma loja virtual. Um detalhe atrapalha o uso do formulário de login: o local onde o link do lembrete de senha foi inserido.

À primeira vista, não parece haver nada errado. No entanto, ao considerar o uso por usuários ligeiramente mais familiarizados com a navegação por tabs, o detalhe aparece. Ao apertar a tecla TAB no teclado, o navegador move o foco da ação para o próximo campo, no caso, o link Esqueceu sua senha?. A expectativa do usuário que já preencheu o campo Seu email (sic), é que o TAB acione o campo Sua senha, para então digitar a senha e clicar no botão Continuar ou apertar Enter no teclado e fazer o login.

Quando a tecla TAB é acionada, no entanto, ela habilita o link Esqueceu sua senha?, obrigando o usuário a teclar TAB novamente, o que não é a expectiva mais usual para esta tarefa. Esta pequena interrupção do usuário causa algum desconforto, ainda mais pelo fato da correção ser extremamente simples.

A CORREÇÃO
A solução mais adequada seria mover o link Esqueceu sua senha? para baixo do botão Continuar. Isto resolveria a questão sem gerar qualquer custo nem acrescentar uma única linha de código.

A outra solução seria alterar o tab order no HTML do site. O tab order serve exatamente para controlar a ordem do foco ação quando se usa a tecla, de forma que quando o usuário teclasse TAB no campo Seu email, pularia para o campo Sua senha e então para Continuar. Também resolve a questão, mas não é tão intuitivo.

Alguns detalhes não parecem importar, até que apareçam!

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", publicado pela DVS Editora. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.cloud. Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Sua vez de falar

Seu e-mail não será publicado